Carduelis chloris

Carduelis chloris (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Verdilhão

Ordem

Passeriformes

Família

Fringillidae

Origem

Nativa - Eurásia e norte de África

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaro pequeno e robusto, com cerca de 15cm de comprimento. O corpo é esverdeado, com os flancos cinzentos e o ventre amarelo-esverdeado. A cabeça é esverdeada com as bochechas cinzentas. O bico é grosso e cónico. As asas são cinzentas, sendo as penas primárias amarelas de pontas escuras. O uropígio é verde e a cauda, bifurcada, cinzenta e preta com os bordos amarelos. As pernas e as patas são rosadas. Nesta espécie existe dimorfismo sexual, sendo as fêmeas mais acinzentadas com tons acastanhados no dorso. Os juvenis são semelhantes às fêmeas.

Biologia / Ecologia

Espécie gregária que pode formar bandos com outras espécies do mesmo género, fora da época de reprodução. Os verdilhões alimentam-se de sementes de cereais, árvores e arbustos, frutos e insectos, estes durante a época de reprodução com os quais alimentam também alimentam as crias. Os ninhos têm a forma de taça e são construídos em sebes, arbustos ou árvores. Produzem uma ou duas ninhadas por ano, cujos ovos são azul-claro com manchas pretas. Principalmente os juvenis podem ser predados por gatos e mustelídeos, como as doninhas.

Habitat

O verdilhão tem um habitat bastante diversificado, desde bosques abertos, zonas cobertas de mato e arbustos,  zonas agrícolas a sebes em parques e jardins urbanos, margens de cursos de água e prados. 

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal pode ser encontrado por todo o território continental. No resto do mundo, distribui-se pela Europa, norte de África e sudoeste da Ásia, com introduções nos Açores, Nova Zelândia, sul da Austrália, Argentina e Uruguai.