Ciconia ciconia

Ciconia ciconia (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Cegonha-branca

Ordem

Ciconiiformes

Família

Ciconiidae

Origem

Nativa - Europa, Médio Oriente e África

Ocorrência

Residente-Estival

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Ave de grande porte, podendo atingir os 115cm de altura. A plumagem é branca, excepto as pontas das asas que são pretas. O bico e as patas são compridos e avermelhados, sendo que as patas perfazem metade do comprimento total dos indivíduos. Quando em voo, mantêm esticado o comprido pescoço. Os juvenis apresentam o bico mais curto e quase preto e as patas são acinzentadas.

Biologia / Ecologia

Espécie essencialmente gregária, cujos indivíduos reproduzem-se em pequenas colónias de poucos pares reprodutores. Durante as migrações podem formar bandos de centenas ou milhares de indivíduos. Os casais são monogâmicos e territoriais e geralmente utilizam os mesmos ninhos de anos anteriores. Estes são construídos em locais bastante solarengos como estruturas humanas e em grandes árvores solitárias, podendo ter dimensões consideráveis de até 2m de diâmetro e 3m de profundidade. Efectuam uma postura por ano, sendo os ovos brancos. As cegonhas possuem uma dieta oportunista, alimentando-se por exemplo de anfíbios, répteis, insectos, peixes, lagostins, ovos e juvenis de outras aves que fazem os ninhos no solo, pequenos mamíferos e desperdícios alimentares. Os ovos e os juvenis podem ser predados por aves de rapina. 

Habitat

Zonas abertas com pastagens, montados, estuários, lagoas costeiras, prados húmidos, zonas húmidas, campos alagados, barragens, lixeiras e zonas urbanas.

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal, distribui-se por todo o território continental, sendo contudo mais comum na metade sul do país. No resto do mundo pode ser encontrada na Europa, Médio Oriente e em África.

Sabia que...

As cegonhas são ícones culturais importantes na Europa. A chegada de uma cegonha-branca representava a chegada de um novo bebé humano. A Lituânia é conhecida como a terra das cegonhas, pois recebe todos os anos largos milhares de casais que chegam ao país para se reproduzir; a cegonha-branca foi declarada a ave símbolo deste país em 1973. Também a cidade de Haia, na Holanda, incorpora uma cegonha no seu brasão.