Elanus caeruleus

Elanus caeruleus (Desfontaines, 1789)

Nome Comum

Peneireiro-cinzento

Ordem

Accipitriformes

Família

Accipitriddae

Origem

Nativa - África subsaariana, Ásia tropical, e sul da Europa

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Quase Ameaçado

Descrição Expedita

Rapina de tamanho relativamente pequeno, até 35cm de comprimento e 90cm de envergadura de asas. O corpo é esbranquiçado e a cabeça volumosa. As asas longas, que possuem "dedos", são cinzentas com os ombros pretos na parte superior, e esbranquiçadas com as pontas pretas na parte inferior. Os olhos são vermelhos com uma "máscara" preta à sua volta e o bico é curto e curvo. A cauda é curta, as patas são amarelas e as garras são fortes e curvas. Os juvenis possuem uma coloração mais acastanhada e as asas cinzentas. Estas aves têm um peneirar característico quando em busca de presas, lançando-se depois a pique sobre as mesmas.

Biologia / Ecologia

Espécie diurna e monogâmica, em que os indivíduos se agregam no Inverno em dormitórios de dezenas de animais. Alimentam-se de pequenos mamíferos e répteis, aves e insectos. Os ninhos são construídos em árvores de pequeno ou médio porte e todos os anos são construídos novos ninhos, porém a mesma árvore pode ser utilizada em anos sucessivos. Fazem uma postura por ano, sendo os ovos de cor creme com manchas vermelhas. Utilizam postes, fios eléctricos ou topos de árvores como pontos de observação.

Habitat

Zonas agrícolas com espaços abertos, bosquetes, montados dispersos de azinho e sobro, lezírias, florestas intercaladas por lameiros, searas, pastagens, zonas rurais e até parques e jardins de zonas urbanas.

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal distribui-se no interior norte e centro e metade sul do território. No resto do mundo pode ser encontrado nas regiões Paleárctica, Afrotropical e Indomalaia.

Sabia que...

O peneireiro-cinzento encontra-se quase ameaçado de extinção devido a: destruição de habitats adequados, intensificação da agricultura e utilização de agro-químicos e abate ilegal e pilhagem dos ninhos.