Oenanthe oenanthe

Oenanthe oenanthe Linnaeus, 1758

Nome Comum

Chasco-cinzento

Ordem

Passeriformes

Família

Muscicapidae

Origem

Nativa (Hemisfério Norte e África)

Ocorrência

Residente-Estival

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaro com cerca de 15cm de comprimento. A cauda possui um padrão preto e branco característico, semelhante a um "T" preto invertido, contrastando com as penas brancas. As patas e o bico são pretos. No Verão, os machos têm a coroa, a nuca e o dorso cinzentos, uma risca preta no olho e uma outra branca acima do mesmo, sendo acastanhados no Inverno, mantendo a risca branca. As fêmeas são cinzento-acastanhadas na parte superior, com uma risca branca acima do olho. Os juvenis são acastanhados com apenas um vestígio da máscara facial. 

Biologia / Ecologia

Pássaros solitários e territoriais, geralmente regressam ao mesmo local de reprodução todos os anos. Alimentam-se de insectos e outros invertebrados, podendo também consumir bagas na ausência de insectos. Procuram as presas correndo curtas distâncias no solo, ou empoleirados de onde voam para caçar a presa, e voltam para um poleiro. Nidificam em zonas rochosas abertas, edifícios, muros ou tocas de coelho abandonadas. Podem ter uma a duas posturas por ano, sendo os ovos azul-pálido.

Habitat

Terrenos abertos e rochosos, prados e pastagens de montanha, áreas com vegetação esparsa, matos esparsos com afloramentos rochosos, campos agrícolas abertos, terrenos incultos, caminhos e aceiros.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pelas zonas temperadas de todo o Hemisfério Norte e migra para África durante o Inverno. Em Portugal é comum em todo o território continental durante a migração outonal, contudo, nidifica apenas em serras do norte e centro do país, acima dos 800m.

Sabia que...

Esta espécie possui das maiores migrações anuais, com indivíduos a reproduzir no Canadá e na Gronelândia e a migrar para África no Inverno.