Serinus serinus

Serinus serinus (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Chamariz

Ordem

Passeriformes

Família

Fringillidae

Origem

Nativa - Europa e Região Mediterrânica

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaros pequenos com cerca de 11cm de comprimento. A plumagem é amarelo-esverdeada, malhada de castanho escuro e amarelo forte. Possuem padrões amarelados na cabeça que se estendem até ao peito, cujos tons são mais ténues nas fêmeas. O dorso e os flancos são fortemente riscados. As asas são escuras, o bico é curto e de cor clara e o uropígio é amarelo-vivo. A cauda é bifurcada, mais visível em voo. Os juvenis são acastanhados e bastante estriados, sem o amarelo que caracteriza os adultos. Planam de forma ondulada, semelhante às borboletas, com um bater lento das asas.

Biologia / Ecologia

Espécie não territorial, cujos indivíduos formam bandos fora da época de reprodução, muitas vezes misturados com outras espécies de tentilhões. São pássaros bastante activos e conspícuos. Alimentam-se de sementes, gomos, rebentos e ocasionalmente, de pequenos invertebrados. Os ninhos são construídos em árvores ou arbustos, com uma a duas posturas por ano, sendo os ovos azul-claro com pintas castanhas. No Inverno as populações são reforçadas com a chegada de indivíduos migrantes, formando grandes bandos. Vocalizam mesmo nas horas mais quentes do dia e o canto consiste numa melodia complexa e insistente.

Habitat

Matas de coníferas, bosques, áreas agrícolas, zonas costeiras, matas ribeirinhas, prados de altitude, terrenos incultos, pastagens e parques e jardins de zonas urbanas.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pela Europa, norte de África, Síria, Jordânia e Iraque. Em Portugal pode ser encontrada por todo o território continental.