Streptopelia decaocto

Streptopelia decaocto Frivaldszky, 1838

Nome Comum

Rola-turca

Ordem

Columbiformes

Família

Columbidae

Origem

Nativa - Índia e Balcãs, com dispersão natural para o resto da Europa e Ásia

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Ave de corpo alongado com cerca de 32cm de comprimento. A plumagem é pálida, de cor acastanhada, com um colar negro interrompido na parte superior do pescoço. A parte inferior da cauda possui uma barra larga branca na metade terminal. As extremidades das asas são escuras. A íris é vermelha, o bico é preto, curto e fino e as patas são vermelhas e curtas. Os juvenis não possuem o colar negro no pescoço e a iris é castanha.

Biologia / Ecologia

As rolas alimentam-se de matéria vegetal, nomeadamente grãos de cereais, as partes verdes das plantas, invertebrados e pão. Geralmente reproduzem-se perto de habitações humanas, se houver alimento e árvores para a construção dos ninhos. Têm duas a seis ninhadas por ano, cujos ovos são brancos. Estes são incubados pelas fêmeas durante a noite e pelos machos durante o dia.

Habitat

Espécie muito associada ao ser humano, pode ser encontrada em zonas urbanas e rurais, parques e jardins, mas também em paisagens de mosaico, com uma mistura de campos abertos, pastagens para gado, zonas agrícolas, matos e zonas arborizadas.

Distribuição Portugal / Mundo

A nível mundial, distribui-se pela Região Paleárctica, com introduções na América Central e do Norte. Em Portugal, pode ser encontrada por todo o território continental.

Sabia que...

A rola-turca chegou à Península Ibérica na década de 60, sendo relativamente rara em Portugal há cerca de 20 anos. Contudo, tem vindo a expandir-se ao longo dos últimos anos, sendo hoje em dia uma espécie bastante comum no território continental. Esta expansão também se tem verificado a nível mundial, tendo sido considerada uma das espécies colonizadoras com maior sucesso entre os vertebrados terrestres. Em algumas zonas da América do Norte já está classificada como espécie invasora.