Sylvia atricapilla

Sylvia atricapilla (Linnaeus, 1758)

Nome Comum

Toutinegra-de-barrete-preto

Ordem

Passeriformes

Família

Sylviidae

Origem

Nativa - Europa, oeste da Ásia e noroeste de África

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Pouco Preocupante

Descrição Expedita

Pássaros pequenos com cerca de 14cm de comprimento. O corpo é acinzentado ou acastanhado, com o dorso mais escuro do que as partes inferiores. Os macho possuem um "boné" preto na cabeça, enquanto que o das fêmeas é arruivado. As patas e o bico são cinzentos. Os juvenis são semelhantes às fêmeas. O bico é castanho-escuro ou preto e as patas são cinzento-azuladas escuras.

Biologia / Ecologia

Espécie maioritariamente monogâmica, cujos indivíduos são solitários e parcialmente migradores: aqueles que vivem nas zonas mais frias tendem a passar o Inverno nas zonas mais quentes da sua área de distribuição. Possuem uma alimentação insectívora na Primavera, com a ocasional ingestão de outros invertebrados, consumindo sobretudo frutos e bagas no Inverno. Os machos são territoriais e os adultos geralmente regressam às áreas de criação dos anos anteriores. Os ninhos são construídos a baixa altura em pequenos arbustos ou plantas herbáceas. Podem ter duas ninhadas por Primavera, sendo os ovos brancos com manchas castanho-avermelhadas. Entre os potenciais predadores encontram-se aves de rapina e corvídeos, e mamíferos como mustelídeos, esquilos e gatos domésticos.

Habitat

Bosques de folha caduca, matas com vegetação rasteira, olivais, hortas, parques e jardins.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se pela Europa, oeste da Ásia e norte de África, tendo sido detectados indivíduos errantes noutros países de África, e Mongólia, Svalbard e Gronelândia. Em Portugal pode ser encontrada por todo o território continental.

Sabia que...

Devido ao seu canto rico e variado, a toutinegra-de-barrete-preto foi por várias vezes representada na literatura, filmes e música. É um dos cantos mais comuns nos parques e jardins urbanos durante a Primavera e Verão.