Tadarida teniotis

Tadarida teniotis (Rafinesque, 1814)

Nome Comum

Morcego-rabudo

Ordem

Chiroptera

Família

Molossidae

Origem

Nativa - Região Paleárctica

Ocorrência

Residente

Estatuto de Conservação (LVVP)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Morcego relativamente grande, até cerca de 14cm de comprimento, incluíndo a cauda. O pêlo é curto, macio e fino, sendo preto-acizentado no dorso, mais claro no ventre. As orelhas, asas e membranas da cauda são pretas, e emitem um cheiro desagradável. As orelhas são grandes e ovais, projectadas para a frente, podendo ultrapassar os olhos e a face. O lábio superior possui cinco pregas e as narinas são viradas para a frente. A cauda é livre, ou seja, não está inserida na membrana caudal, o que diferencia esta espécie das outras de morcegos em Portugal e na Europa.

Biologia / Ecologia

Espécie nocturna. Alimenta-se de insectos, maioritariamente de traças de grandes dimensões. Desconhece-se se esta espécie hiberna em Portugal, mas na Suiça já foram avistados a hibernar com maiores gastos energéticos e por períodos mais curtos que as espécies típicas de climas temperados. Tem uma cria por ninhada. O voo é alto, rápido e em linha recta. Recorrendo à análise de ultrassons, é também fácil a sua identificação emitindo frequências entre os 9 e os 17 kHz, sendo a única espécie de morcego audível pelo ouvido humano.

Habitat

Nidifica em fendas verticais em escarpas de áreas montanhosas e em fendas do tecto de abrigos subterrâneos, fachadas de edíficios altos, pontes de grandes dimensões e, mais raramente, em fendas de árvores altas e isoladas. Alimenta-se em zonas florestais e olivais, corpos de água, cidades e áreas cultivadas.

Distribuição Portugal / Mundo

Distribui-se por todo o território continental Português, sendo que mundialmente está presente na Região Paleárctica até à região Indo-Malásica. Grande parte da sua distribuição encontra-se na Bacia Mediterrânica.

Sabia que...

O morcego-rabudo é a única espécie audível pelas pessoas, emitindo frequências captadas pelo ouvido humano.