Acacia saligna

Acacia saligna (Labill.) H. L. Wendl.

Nome Comum

Acácia-das-dunas

Ordem

Fabales

Família

Fabaceae

Origem

Exótica - oeste da Austrália e Tasmânia

Estatuto Ecológico (Portugal)

Invasora

Estatuto de Conservação (IUCN)

Não Avaliado

Descrição Expedita

Árvore ou arbusto de folha permanente, até 10m de altura. O tronco é cinzento-escuro, liso quando jovem, fendido quando maduro. As folhas estão reduzidas a filódios e são esverdeadas, alternas, alongadas, simétricas na base, com uma nervura longitudinal, terminando numa ponta aguda. As folhas possuem glândulas na margem superior. A floração ocorre entre Fevereiro e Maio, sendo as flores amarelo-douradas e esféricas, agrupadas. Os frutos consistem em vagens alongadas verdes, tornando-se acastanhadas quando maduras, contraídas entre as sementes. Os cordões que ligam as sementes à vagem são curtos e esbranquiçados, menores do que as sementes.

Habitat

A acácia-das-dunas invade diversos habitats, nomeadamente zonas perturbadas, margens de vias de comunicação recentes, linhas de água, regiões costeiras e áridas.

Usos

Esta espécie terá sido introduzida para fins ornamentais e para controlo da erosão em dunas costeiras. Apesar do seu potencial invasor, é actualmente utilizada em curtimento, reflorestação, produção de ração animal, reabilitação de minas antigas, produção de lenha, estabilização de dunas e como espécie ornamental.

Distribuição Portugal / Mundo

Em Portugal distribui-se essencialmente pelo centro e sul do território, com distribuição alargada no resto do mundo: Austrália, África, América do Sul, Médio Oriente, Ásia, Europa e sudoeste dos E.U.A, sendo também considerada invasora em alguns destes países.

Sabia que...

A acácia-das-dunas é uma das espécies invasoras mais agressivas em Portugal, com crescimento bastante rápido. Produz inúmeras sementes que permanecem viáveis no solo, cuja germinação é estimulada pelo fogo. Quando cortada, abatida ou após passagem de fogo, rebenta vigorosamente de touça e de raíz, tornando a sua erradicação virtualmente impossível. As suas sementes são transportadas por formigas, aumentando a sua área de dispersão. Pode formar povoamentos bastante densos, impedindo o desenvolvimento da vegetação nativa e dificultando a deslocação dos animais. Provoca alterações no solo pois produz muita folhada rica em Azoto. É a espécie de acácia mais comum na área circundante ao campus da FCT, nomeadamente nas zonas arenosas da Trafaria e Costa da Caparica, até à Fonte da Telha.

Localização no Campus